A Pequena Companhia de Teatro é composta por
Katia Lopes
É membra fundadora da Pequena Companhia de Teatro. Exerceu as funções de coordenadora técnica, assistente de direção técnica e chefe de cerimonial do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís/MA, por mais de uma década. Produziu todos os espetáculos da Pequena Companhia de Teatro e trabalhou na produção do repertório do Centro Cultural Ópera Brasil, que circulou pelo Brasil e Europa. Foi responsável pela produção artística da Feira do Livro de São Luís-FELIS nas edições 2007 e 2008. Foi produtora executiva do Auto da Liberdade, em Mossoró/RN, e recebeu o prêmio de melhor produção no II Prêmio SATED Maranhão de Artes Cênicas 2010 pela produção do espetáculo Pai & Filho. Com vasta experiência em gestão e logística, suas produções já circularam por mais de setenta cidades de todos os estados do país. Atualmente é produtora da Pequena Companhia de Teatro.
Marcelo Flecha
É encenador, dramaturgo, pesquisador, cenógrafo, iluminador, artista visual e escritor. Membro fundador da Pequena Companhia de Teatro, dirigiu mais de trinta espetáculos, dentre eles, todo o repertório da Pequena. Detentor de cinco prêmios de melhor direção, seus espetáculos se apresentaram em mais de cem cidades em todos os estados do país, e foram selecionados para os principais projetos de circulação nacional. Dirigindo montagens de grupos de teatro nordestinos já ganhou seis vezes o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz. O livro Cinco Tempos em Cinco Textos: Dramaturgia Reunida, foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura e pelo SESC/MA, e reúne sua produção dramatúrgica entre 2003 e 2009. O livro Dez temas em cem poemas: antologia do fracasso, reúne os melhores poemas da sua trajetória poética. Criador do Quadro de Antagônicos, método de treinamento para o ator, e da Transposição de Gêneros, instrumento de confecção de dramaturgia, esses sistemas foram objeto de pesquisa, dissertações, artigos, memoriais e publicações. Suas atividades formativas foram realizadas em 29 cidades de 14 estados brasileiros e foram selecionadas para o projeto SESC Dramaturgias. Foi produtor do Festival de Teatro Sul-Maranhense, da Semana Imperatrizense de Teatro e diretor artístico da Feira do Livro de São Luís/MA. Ocupou o cargo de diretor técnico do Teatro Arthur Azevedo durante uma década.
Cláudio Marconcine
Tem graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral. Especialização em Arte, mídia e educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão. Ator da Pequena Companhia de Teatro. Em dança, fez atividades formativas com: Maura Baiocchi, Dani Lima, Marcelo Evelin, Dudude Herrmann, Daniel Matallana, Mariana Muniz. Em teatro, atividades com: Antonio Abujamra, Luis Louis, Mauricio Abud, Eugenio Barba, Julia Varley, Vinícius Piedade, Silvana Abreu, André Capuano, Bruna Longo, Nezito Reis. Em circo, Ricardo Puccetti, Ciléia Biaggioli, Fernando Vieira, Alexandre Luis Casali. Nas Artes Visuais foi premiado pela Rede Funarte de Artes Visuais (2009); pelo Microprojetos Mais Cultura (2011); Edital Universal do Governo do Estado do Maranhão (2010/2011); Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel (2010) e Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES (2012). Atualmente vive com sua gata, no centro histórico de São Luís.
Jorge Choairy
É ator, pesquisador musical, sonoplasta e produtor. Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, é membro fundador da Pequena Companhia de Teatro. Dirigido por Marcelo Flecha, atuou nos espetáculos “Velhos caem do céu como canivetes”, “Pai & Filho”, “O Acompanhamento”, “Marat-Sade” e “Titanic-Boulogne”. Dirigido por Urias de Oliveira, atuou nos espetáculos “Balaco Baco”, “O Rapto das Cebolinhas”, “O menino invisível” e “Cabaré Valentim”. Como sonoplasta fez a direção musical do Auto da Liberdade em Mossoró/RN e a sonoplastia de vários espetáculos em São Luís/MA.